Cassandra

O nome da festa é uma homenagem à escritora brasileira CASSANDRA RIOS (1932 - 2002).

Cassandra escreveu dezenas de livros que marcaram época por escandalizar a sociedade. Lésbica assumida, sua obra faz referências diretas à sua sexualidade, o que acabou lhe rendendo o rótulo de pornográfica.

Durante as décadas de 60 e 70 (ditadura militar), Cassandra ousou ao abordar em sua literatura temas como o erotismo, homossexualidade feminina e as relações entre sexo, religião e política. Os militares e demais defensores da "moral e os bons costumes" ficaram chocados com as ideias de Cassandra. Porém, se por um lado muitos a rotulavam como maldita, por outro formou-se uma legião de "cassandramaníacas". Para se ter uma ideia de seu sucesso, basta dizer que seus livros vendiam em média 300 mil exemplares por ano. Apenas sua obra A noite tem mais luzes chegou a vender mais de 700 mil exemplares!

Em 1976, 33 de seus 36 livros publicados estavam censurados. Mesmo sendo um sucesso editorial, Cassandra acabou caindo no ostracismo. No fim, acabou publicando sua própria obra. Ainda hoje em dia é difícil encontrar seus livros em sebos.

No dia 08 de março de 2002, Cassandra tornou-se uma estrela.

"O que mais me incomodou foi me encararem como personagem de livro. Então, não tenho capacidade para ser escritora?!" (em entrevista à revista TPM).


(Texto baseado em artigo da Wikipédia)

Cassandra Rios